Diariamente se comenta do crescimento exponencial incontrolável da população urbana mundial. No caso da América Latina, nos últimos 40 anos esta parcela da população triplicou, e com ela os problemas de vulnerabilidade. Hoje em dia, cerca de 80% da população da América Latina é urbana, contra 51% mundiais. As cidades exercem uma função central, porém, esta realidade apresenta riscos latentes quanto à qualidade social, econômica, política e ambiental.
Esta situação não nos obriga somente a refletir sobre a situação, mas também a atuarmos nesta realidade: a forma como se planeja e constrói os assentamentos urbanos determinará não apenas a qualidade da vida das pessoas, mas também se este modo de vida será viável ou não.
Com o objetivo de unir esforços entre profissionais, acadêmicos, corpos governamentais e financiadores que possam propor e identificar estratégias que alcancem esta meta, a CAF convoca o III Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social.
Todas as informações referentes ao concurso e os detalhes de como participar, após o intervalo:
La CAF é um banco de desenvolvimento constituído em 1970 e composto por 18 países da América Latina, Caribe e Europa, assim como por 14 bancos privados da região dos andes. Promove o modelo de desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio na estruturação técnica e financeira de projetos do setor público e privado da América Latina.
O concurso busca premiar e apoiar projetos em cidades da América latina que melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos, promovam a eficiência da gestão dos servições urbanos e prevejam condições para o eminente crescimento populacional das zonas urbanas.
Porém, esta atuação não deve ser apenas hipotética: é necessário também ter conhecimento da situação atual, considerando a integração de assentamentos atuais não controlados. Deste modo, o planejamento do espaço público, as habitações e a mobilidade não apenas atenuarão a situação urbana atual, mas a transformarão efetivamente, desenvolvendo um espaço produtivo e dinâmico que saiba aproveitar construtivamente o aumento previsto da população.
Com esta visão a CAF apoia as países da região com o Programa "Cidades com Futuro", como uma iniciativa de alto impacto social que busca melhorar qualidade de vida e as condições de habitabilidade da população urbana. O concurso promove a concepção e o desenho de respostas à situação descrita através de projetos inovadores, relevantes, justificados e realizáveis.
TIPOS DE PROJETO
- Projetos de caráter ambiental
- · Saneaminto ambiental, manejo de dejetos sólidos
- · Control de riscos, proteção de zonas vulneráveis
- · Recuperação de rios
- · Projetos de urbanismo e infraestrutura urbana
- · Criação e melhoramento do espaço público
- · Habitação para assentamentos informais
- · Água potável e esgoto
- · Instalações eléctricas, comunicação
- · Produção de energia renovável
- · Produtividade do solo, agricultura urbana
- Projetos de mobilidade
- · Sistemas de transporte público, melhoramento, ampliações...
- · Gestão integral de mobilidade alternativa ao automóvel privado (bicicletas, pedestres, transporte público)
- · Gestão de trânsito
- · Segurança nas ruas
- · Logística e transporte de cargas
- · Conexões e acessibilidade
- Projetos de inclusão cidadã
- · Organização comunitária
- · Melhoramento de casas
- · Programas de conscientização e formação
- · Programas de esportes, cultura e recreação
- · Segurança cidadã
- · Programas de acompanhamento cidadão
INSCRIÇÃO E PRÊMIOS
Incentivamos e recompensamos este esforço com 20.000 US$ divididos em dois prêmios. O vencedor será, também, convidado a apresentar a CAF um pedido para desenvolver o projeto apresentado. Estes prêmios serão anunciados publicamente através da internet em agosto de 2013. O prazo para apresentar propostas iniciou em 25 de março e se estende até as 24h do dia 16 de julho de 2013 (GMT -4:30).
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar do Concurso escritórios de projeto, assim como ministérios estatais, organizações sem fins lucrativos, associações civis e comunitárias, grupos de profissionais e equipes multidisciplinares com arquitetos, engenheiros, sociólogos, ambientalistas, trabalhadores sociais, educadores, ecologistas e economistas, dentre outros, de qualquer nacionalidade.
Para mais informações sobre os tipos de projetos, datas do concurso, etc, o leitor pode visitar a página da CAF, ou fazer o download dos PDFs aqui. Pode também visitar as publicações do Plataforma Arquitetura sobre as edições anteriores.